Jogos da Nintendo devem chegar ao Brasil em breve

As vagas postadas no site oficial da Nintendo podem indicar que os jogos da empresa devem chegar ao Brasil em português. A empresa confirmou recentemente que vai lançar o Switch no país já em 2020, mas não deu mais detalhes sobre outros planos.

Nos últimos dias, fãs notaram no Twitter que a Nintendo postou vagas relacionadas à tradução de conteúdo para o português. Aparentemente, um deles o preencheu, informando que precisam de um “especialista bilíngue em localização de produtos” em português.

Outra vaga, que só surgiu recentemente, mostra ainda que a empresa está em busca de um “especialista em textos bilíngues”. A vaga de emprego será em Redmond, Washington, uma das sedes da Nintendo.

A descrição dessas duas posições de trabalho envolve tarefas como tradução e revisão de produtos e texto no jogo, interação com outros departamentos para resolver erros e criação de diretrizes de tradução padronizadas.

Vale lembrar que alguns jogos da Nintendo, como Mario Kart 8 Deluxe, já estão disponíveis em português, mas de Portugal. Outros jogos de empresas terceirizadas (como Fortnite) foram publicados em português do Brasil, mas são controlados por empresas que não estão diretamente relacionadas à Nintendo.

No entanto, o anúncio dessas vagas no Nintendo não mencionou diretamente o português do Brasil, mas as notícias perto de anunciar uma mudança para o Brasil podem indicar fortemente que tudo está intimamente relacionado. Independentemente de haver ou não um jogo de tradução, temos que esperar mais novidades sobre a Nintendo do Brasil e o lançamento oficial do Switch aqui.

Nintendo Switch e devkit são homologados pela Anatel

Como esperado, a Anatel aprovou o Switch Nintendo e o kit para desenvolvedores de console. Switch Lite, Joy-Cons e Pro Controller também receberam certificação regulatória a pedido da mineradora – mas ela não será responsável pelo lançamento do console no Brasil.

A Anatel de plantão apurou a homologação do Nintendo Switch modelo HAC-001 – (- 01). Esta é uma versão atualizada para 2019, e sua principal mudança é o aumento da vida útil da bateria, graças à nova versão do processador Nvidia Tegra X1.

Além disso, a Anatel também aprovou um kit para desenvolvedores de jogos Switch, modelo HAT-002. O volume de vendas deste devkit não é alto e precisa de autorização direta da Nintendo.

A Anatel também aprovou Nintendo Switch Lite (com devkit), Pro Controller e Joy-Cons. Tudo foi feito a pedido da DKAF Representaçrequestes, empresa localizada em Poços de Caldas (MG).

Jogos da Nintendo devem chegar ao Brasil em breve

Empresa que pediu homologação não venderá Switch

A disse ao blog: “Não venderemos diretamente nenhum produto”. Ele atua apenas como um detentor de certificado local, portanto, esses documentos são emitidos em nome da DKAF. DKAF explicou que a Nintendo “ainda pode ter que estabelecer uma parceria comercial com outra empresa para desenvolver um plano de vendas”. DKAF explicou que a empresa está envolvida na representação comercial e serviços de suporte administrativo.

Ou seja, o lançamento do Switch no Brasil ainda não é conhecido e pode nem acontecer. Já vimos isso antes: uma empresa solicitou a aprovação do Switch Nintendo em 2018, fechou o CNPJ em 2019 e a certificação da Anatel expirou no mesmo ano.

Deixe um comentário