Talvez antes mesmo de comprar um Nintendo Switch, você já conheça o console híbrido do cabo à cauda. Mas aqui reunimos algumas dicas para permitir que você domine as funções, manutenção, loja de jogos e aproveite ao máximo o conhecimento da plataforma Nintendo.
O Nintendo Switch foi lançado em 2017 e é o sucessor do Nintendo Wii U (desde 2012). É o console de jogos mais vendido da história americana, com 4,8 milhões de unidades vendidas em 10 meses.
Em 2019, a Nintendo lançou o Switch Lite, uma versão menor sem Joy-Cons removíveis e o novo Nintendo Switch. Ambos os modelos de 2019 atualizaram os processadores para ter apenas maior eficiência energética.
Considerando a longa vida útil das consolas de jogos existentes no mercado, pode-se dizer que estas duas consolas de jogos irão durar muito tempo, especialmente considerando as vendas recordes.
1. O catálogo de jogos para o Nintendo Switch
Ao abrir o Nintendo Switch, a primeira coisa que precisamos fazer é criar uma conta Nintendo para se registrar no console e começar a usar o perfil do jogador. No momento, vale a pena considerar a criação de uma conta em um país diferente do Brasil.
Por três motivos:
- Jogos: Nem todos os jogos disponíveis no Nintendo Switch estão no catálogo brasileiro (Fortnite é um deles);
- eShop: No momento, não é possível explorar a loja de jogos Nintendo no console. Desta forma, a busca deve ser feita apenas no site e gerar o código para inserir o Switch e baixar o jogo;
- Preço: em muitos casos, as lojas internacionais oferecem preços e promoções mais atraentes.
Ainda assim, criar uma conta brasileira não é uma ação permanente, confira:
2. Expanda o armazenamento com um cartão de memória
Nintendo Switch vem com 32 GB de armazenamento interno. Considerando que a maioria dos jogos comprados para isso são jogos digitais (mais se vierem de lojas internacionais), é quase nenhum.
Portanto, vale a pena considerar a compra de pelo menos um cartão microSD de 64 GB para expandir o espaço de armazenamento de videogames.
Comprei um disco rígido de 128 GB e acho que não vou precisar de um novo tão cedo. Se você acha que pode excluir os jogos que jogou, pode até evitar perder o progresso salvo localmente ou na nuvem e muito mais.

3. Cuidado! É resistente, mas não à prova de balas
A pegada da Nintendo sempre foi relativamente familiar e, em alguns casos, ainda mais parecida com a de uma criança. Isso requer que o console “impeça a entrada de crianças”.
Exemplo disso é uma caixa de jogo que aceita uma solução química amarga na boca para que a criança possa expulsar o material do jogo assim que o colocar na boca. Porém, embora o Nintendo Switch seja um console sólido, é bom tomar alguns cuidados.
Tela de plástico: este material é mais resistente a quedas do que o vidro (a mina já caiu no chão duas vezes e funciona bem), mas é mais fácil de arranhar. Eu recomendo colocar o filme na tela, porque toda vez que você coloca o filme, você o expõe a arranhões e depois o remove do dock para carregá-lo ou reproduzi-lo na TV.
Joy-Contras: Certifique-se de remover o botão puxando-o para fora do corpo do console antes de sair. Isso evita danos aos componentes de fixação do Joy-Cons no switch.
O Nintendo Switch passou no teste de durabilidade do usuário do YouTube Zack Nelson, famoso pelo canal JerryRigEverything. Eles são muito extremos, mas você pode entender a força do console.
4. Atualize
Se você acompanhar o nosso blog, provavelmente saberá sobre futuras atualizações no console. Muitos deles podem resolver problemas e erros melhor do que adicionar funções. Depois de comprar o Nintendo Switch, faça isso antes de baixar qualquer jogo.
Veja Também: Jogos da Nintendo devem chegar ao Brasil em breve