Descubra o que é Podcast para que serve e como fazer

Os podcast é um tipo de material fornecido em formato de áudio, muito semelhantes às transmissões. A diferença é que os consumidores podem ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar, em vez de programas em tempo real. Além disso, o conteúdo é criado sob demanda.

O marketing de conteúdo não tem limites! Pode-se dizer que este é um movimento em evolução. Hoje, vamos discutir recursos relacionados ao movimento, que também podem ser chamados de marketing de áudio.

O tópico deste artigo promete mostrar na íntegra o que é um podcast! Afinal, sabemos que muitas pessoas hoje não têm tempo para ler posts, e-books ou assistir vídeos.

O formato de conteúdo de áudio tem conquistado muitos adeptos e adeptos porque é muito prático e pode ser ouvido a qualquer hora do dia, mesmo que esteja à espera de algo, como no caminho de casa para casa. empregos.

Está interessado em saber um pouco mais sobre o que é podcast? Aconselho que continue a leitura do post!

O que é um podcast?

Para quem quer saber o que é um podcast, deixem-nos esclarecer o conceito, é muito simples: um podcast é um material fornecido em formato de áudio, muito semelhante a um broadcasting.

A diferença é que os consumidores podem ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar, em vez de programas em tempo real. Além disso, o conteúdo é criado sob demanda.

Podemos dizer que o podcasting se baseia no conceito de audio marketing, representa uma grande oportunidade de comunicação e sugere sugestões para disponibilizar mais informações em áudio, educar o público e produzir materiais criativos e divertidos.

Hoje em dia é muito fácil encontrar podcasts sobre diversos assuntos em sites e plataformas de áudio, ou seja, para o consumidor o acesso está cada vez mais fácil.

Para que serve um podcast?

Agora que você sabe o que é um podcast, vamos apresentar especificamente seu propósito, que é o que ele é. Aqui estão alguns tópicos relacionados aos seus objetivos.

Meio para compartilhar conteúdo

Podemos dizer que o principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo, é simples assim! Na prática, escolha um tópico e crie um programa ou spot para compartilhar informações conhecidas sobre esse tópico.

Como enfatizamos, esse é um dos métodos de marketing de conteúdo, principalmente na era de crescente demanda do consumidor, utilizando novos formatos de mídia de acordo com as necessidades de acesso à informação.

Os podcasts são muito úteis para as atividades diárias porque podem ser ouvidos a qualquer hora do dia. Ao contrário dos vídeos e textos, você precisa parar um pouco no podcast e focar apenas no material.

podcast o que e pra que serve dicas

Podcast é Investir em novas maneiras de entregar conhecimento

As jornadas de compras do consumidor exigem a entrega de cada vez mais conteúdo de alta qualidade para que as empresas possam fornecer uma riqueza de conhecimento a seus clientes.

Podcasting é uma nova maneira de fazer isso. Além de oferecer atrativos, também ajuda a melhorar a reputação da empresa, mostra o quão bem a empresa entende do assunto.

Além de servir para propor a fornecer uma variedade de conteúdos para que as pessoas possam escolher o seu tipo preferido. As empresas que fornecem podcasts mostram que são criativas e adiantadas.

Maneira de fornecer notícias relacionadas ao mercado

Outra vantagem do podcast é que seu formato de transmissão facilita muito a divulgação de notícias relacionadas a qualquer mercado e qualquer assunto.

Sabemos da importância de levar este tipo de informação aos clientes, pois os clientes são cada vez mais suportados pela Internet e tecnologia.

Nesse caso, o consumidor quer sempre estar atento às novidades relacionadas aos seus interesses e realizar algumas pesquisas relacionadas à sua vida. Por isso, a busca por podcasts que proporcionem esse tipo de conteúdo está aumentando a cada dia.

Portanto, aproveitar ao máximo essa oportunidade para explorar as novidades do mercado e aumentar a reputação entre os clientes é muito mais do que isso.

Como ouvir um podcast?

Depois de conhecer o potencial do podcast, a questão permanece: como ouvir? Existem várias maneiras de fazer isso. Criamos uma lista rápida para que você saiba o que são!

Pode ouvir online no site de quem está oferecendo o podcast

Você pode ouvir um episódio do podcast selecionado online, visitar o site da empresa que fornece o podcast, entrar na página do podcast geralmente no blog e reproduzi-lo.

A única limitação dessa opção é que você não pode ouvi-la offline, porque o dispositivo precisa estar conectado à Internet para carregar e reproduzir o áudio.

Pode também ouvir por plataformas de áudio

Outra forma muito comum de ouvir podcasts em plataformas de áudio são as plataformas de áudio, pois existem muitas plataformas de áudio. Estamos falando de Spotify, Sound Cloud e outras plataformas.

Alguns até oferecem a possibilidade de baixar episódios em um computador ou smartphone para ouvir offline. Normalmente, isso depende da compra de uma conta premium.

Usando alguns aplicativos agregadores

Também existe um aplicativo chamado Podcast Aggregator. Nesse caso, o interessado pode ouvir o início do episódio que se segue automaticamente no computador ou smartphone.

Você pode escolher ouvir diretamente do aplicativo ou fazer o download para ouvir mais tarde. Também enfatizamos que uma grande vantagem dos podcasts é que o tamanho dos podcasts não consome muitos dados da Internet, como vídeos, e é mais fácil de acessar para aqueles com recursos limitados da Internet.

Por que escutar podcast?

Para explorar este tópico com mais profundidade, listamos os motivos que tornam o podcasting um formato tão atraente. Confira abaixo!

Facilidade para ouvir em qualquer lugar

Você pode ouvir podcasts em qualquer lugar, basta colocar os fones de ouvido e ouvi-los no telefone. É uma boa opção para aproveitar o tempo que foi perdido no início ou fazer algumas atividades tediosas (como lavar louça).

No trânsito, fazendo exercícios na academia, arrumando a casa, deitando na cama, descansando, esperando um encontro, ouvimos podcasts.

Podcast costumam ser gratuitos

Outro bom motivo para ouvir podcasts é porque é conteúdo gratuito. Quer algo melhor do que pesquisar um tópico sem gastar um centavo?

A maioria dos podcasts que existem hoje estão disponíveis dessa forma, basta pressionar o botão play para ouvir. Além disso, geralmente não aparecem propagandas inesperadas, interrompendo o conteúdo no meio, por exemplo, causando um incômodo que já conhecemos ao assistir os vídeos.

Veja Ainda: 5 boas práticas fundamentais para escrever email profissional

Deixe um comentário